sexta-feira, 18 de outubro de 2013

TCU denuncia superlotação e problemas de estrutura em hospitais da Paraíba; Confira!


Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou problemas em quatro hospitais de urgência e emergência de três cidades da Paraíba. Após realizar inspeções, o órgão constatou superlotação, demora na realização de cirurgias eletivas e também problemas de infraestrutura. Nas quatro unidades, segundo o TCU,  foi constatada superlotação nos setores de emergência e urgência, com uso quase constante de leitos extras e até com dificuldade de transitar entre os leitos.
Os estabelecimentos fiscalizados foram o Hospital Ortotrauma  e o Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, o Hospital de Emergência de Trauma de Campina Grande e também o Regional de Patos, no Sertão do estado. Das quatro, três unidades são mantidas pelo governo do Estado e uma é administrada pela prefeitura de João Pessoa. O relatório faz parte de um processo aberto pelo TCU para avaliar a qualidade do atendimento à saúde feito com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
As inspeções aconteceram entre os dias 1º de agosto a 30 de setembro deste ano. O objetivo foi conhecer a organização e o funcionamento dos estabelecimentos que possuem mais de 50 leitos.

Foi verificado também que os pacientes enfrentavam dificuldade para encontrar vagas de internação e demora para realizar consultas ambulatoriais e exames. Outro problema encontrado foram as longas filas para as cirurgias eletivas.
G1-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário