terça-feira, 15 de outubro de 2013

Profissões - Texto em Homenagem ao Dia do Professor; Leia!


Profissões

Certa vez, chamaram quatro profissionais do mais alto prestígio para fazer uma pesquisa: um juiz, um médico, um escritor e um jogador de futebol. A intenção era saber se eles tinham "boa memória" e qual deles se lembraria primeiro daquele que, no passado, havia lapidado seus conhecimentos.
Começaram com o juiz:
- Sr. Juiz, poderia nos dizer quem lhe ensinou as primeiras leis?
O juiz, evidente, era um homem de grande inteligência. Pensou por vários minutos. Vieram algumas lembranças, sobre um velhinho lhe ensinando a diferença entre defesa e acusação, mas não soube responder.
Tentaram o médico.
Esse também pensou. Lembrou-se de alguém lhe mostrando as funções do corpo humano e os sistemas. Mas não soube dizer quem.
Foi a vez do jogador de futebol.
Ele se lembrou de alguém lhe ensinando toques de bola, defesas e escanteios. Mas também não se lembrou de quem era.
Chegou a vez do escritor.
Como mestre das letras, a esperança de que se lembrasse era maior. Ele pensou. Nunca fora bom de memória, mas era bom com frases. Lembrou-se de alguém lhe ensinando a costurar as primeiras palavras, formar os primeiros textos. Relacionou a palavra ensinou com outra bastante óbvia.
- Quem me ensinou tudo o que sei foi o professor - respondeu todo contente.
- Sim, mas qual era o nome do professor?
Ele pensou. Não tinha a mínima idéia. Nesse momento, fizeram entrar um homem na sala, um homem velhinho, rosto enrugado, com um giz na mão.
- Tio Valdomiro?! - disseram os quatro de um vez só.
Tio Valdomiro fora o professor dos quatro. Ele ensinara leis ao juiz, órgãos ao médico, escanteios ao jogador e palavras ao escritor. Todos se desculparam por não terem se lembrado dele.
- Tudo bem, meus filhos - disse o professor - se trabalhasse para ser lembrado, eu não teria essa profissão. O que me faz acordar todos os dias para ensinar não é saber que serei reconhecido mas saber que, um dia, meus alunos construirão um novo país. Ensinar, ser professor, é o maior gesto de doação.

                                                                                                                                  Daniel Rodas
_________________________________________________________________________________

Mensagem do Blog Raízes do Sertão à todos os professores do Brasil, em especial aos teixeirenses, que tanto contribuem para a construção de um mundo melhor mas muitas vezes não são devidamente reconhecidos.
PARABÉNS PELO SEU DIA, MESTRE PROFESSOR!
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário