O ex-secretário da prefeitura municipal de Teixeira Expedito Silveira, publicou um artigo em que comenta a crise na oposição do município. De acordo com o blog Passando a Limpo, a situação da oposição em Teixeira não é das melhores desde que vereador Pedro Bento deixou o grupo, perdendo assim maioria na Câmara. Nesta sexta, houve outro golpe, com a "declaração de independência" do vereador oposicionista Assis Catanduba.
Confira abaixo o artigo de Expedito Silveira na íntegra:
"ÀS VEZES TEMOS QUE DESABAFAR, SENÃO PODEREMOS SOFRER UM AVC OU UM ENFARTO
"Ninguém queira se enganar, mas o momento é de preocupação para a oposição, e o correto seria os líderes fazer uma reflexão profunda enquanto há tempo, sob pena da situação ampliar seus horizontes políticos, conquistando pesos fortes e importantes da oposição. A sugestão está dada, aceitam se quiser e achar conveniente, é claro ! Lembrem-se que em política nada é impossível !" (Espedito Silveira)
Meus amigos internautas, fui extremamente criticado mais uma vez de forma anonima, através de um telefonema desconhecido, simplesmente porque ontem eu fiz um elogio à Secretaria Municipal de Saúde, pelo fato daquela pasta ter colocado uma Unidade Móvel de Saúde em praça pública para atender a população com alguns exames especializados. Eu gostaria de dizer ao referido crítico, que o único compromisso que nós temos em nossos comentários é informar com honestidade e transparência a verdade para os nossos amigos internautas e para a sociedade em geral. Jamais nós aceitaríamos que nossos comentários sofressem interferências alheias, com o intuito de transformá-los num instrumento unicamente crítico direcionado a determinado segmento político, pois se assim o fizéssemos estaríamos sendo hipócritas com o que criticávamos sobre a conduta de determinados setores da imprensa local na administração passada.
O interessante que achamos nisso tudo, amigos internautas, é que fatos envolvendo políticos influentes de nosso município, que proporcionaram grandes repercussões a nível local, regional e estadual, foram considerados normais e ninguém criticou. Já no meu caso, devido a um simples elogio isolado, o mundo desabou sobre mim. Vejamos alguns casos de grande repercussão:
Nos últimos meses temos assistido pela internet políticos que outrora eram tidos como inimigos pessoais, se encontrando, conversando, dando as mãos, discutindo até uma possível aliança, numa verdadeira demonstração de maturidade política, numa verdadeira demonstração de grandeza espiritual, esquecendo e perdoando fatos relevantes de um passado distante.
Testemunhamos, também, por várias e várias vezes lideranças políticas afirmarem: ¨eu me dou muito bem com o meu adversário ¨; não tenho nada contra meu adversário ¨; ¨eu nunca falei do meu adversário ¨; etc, etc. Sábias palavras, afinal de contas briga não leva a nada. Assisti a essas mesmas lideranças liberarem, cordialmente e pacificamente, correligionários de peso para votarem no deputado estadual que bem entendessem, quando o correto era tentar, através do diálogo e do entendimento, um consenso no sentido de que todo o grupo votasse num único candidato para estadual e para federal. Pois bem, ninguém criticou ninguém por essa falha preocupante, precipitada e que pode trazer sérias complicações.
Assisti, como toda sociedade teixeirense também assistiu, político fazer denuncias sérias e comprometedoras a outro político, com a probabilidade de acontecer até perda do mandato, e, no entanto, dias depois, estavam eles se comunicando amigavelmente por telefone ou pessoalmente, como se nada tivesse acontecido. Ninguém nunca fez uma única crítica a este fato.
Na semana passada, o Diretório Municipal do PR divulgou uma nota, por sinal muito bem redigida, onde informava à população que a partir daquela data os vereadores do PR iriam atuar na Câmara de Vereadores de forma independente, deixando transparecer na referida nota, que o motivo seria a falta de comando e liderança no grande grupo que formava a bancada da oposição na Câmara, chegando a afirmar: ¨ dormem em silêncio profundo Pois bem, esse fato foi considerado também normal, embora eu o classifique como preocupante, perigoso e danoso aos interesses e projetos políticos da oposição. Mas ninguém criticou ninguém.
Assistimos ainda, a oposição perder um vereador para a situação por única e exclusivamente falta de diálogo, reuniões e entendimentos. Um lado comenta que o fato aconteceu em troca de favores pessoais, já o outro lado afirma, categoricamente, que o fato aconteceu devido a falta de cumprimento de um acordo político feito há 9 meses atrás. Não quero saber onde está a verdade, o fato é que tudo isto poderia ter sido evitado com habilidade política e não com o silêncio. Pois bem, tudo isto aconteceu, se constituindo num problema sério, e ninguém fez uma única crítica. Alguns líderes acharam o fato como algo normal, pasmem os amigos internautas.
Então porque essa vigilância, essa cobrança, essas críticas, até ofensivas, dirigidas apenas à pessoa de Espedito Silveira, um cidadão comum, simplesmente devido a um elogio isolado ? Eu não tenho culpa se certas lideranças fogem de reuniões de avaliação de algum problema, como o diabo foge da cruz !
Ninguém queira se enganar, mas o momento é de preocupação para a oposição, e o correto seria os líderes fazer uma reflexão profunda enquanto há tempo, sob pena da situação ampliar seus horizontes políticos, conquistando pesos fortes e importantes da oposição. A sugestão está dada, aceitam se quiser e achar conveniente, é claro ! Lembrem-se que em política nada é impossível !
Um ótimo domingo para todos, inclusive para quem me criticou !"
Passando a Limpo / Edição: Raízes do Sertão:.s
Nenhum comentário:
Postar um comentário