terça-feira, 1 de outubro de 2013

26 cidades da Paraíba concentram 86% dos homicídios no estado; Confira quais!


Foram compreendidos levantamento de mortes nas cidades de Alhandra, Araruna, Aroeiras, Bayeux, Belém, Caaporã, Cabedelo, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conde, Esperança, Guarabira, João Pessoa, Lagoa Seca, Mamanguape, Patos, Pedras de Fogo, Princesa Isabel, Queimadas, Rio Tinto, Santa Luzia, Santa Rita, São Bento, Sapé, Soledade e Sousa. Estes 26 municípios, pouco mais de 10% dos 223 da Paraíba, concentram 83% dos homicídios de todo o estado.
“Os fenômenos analisados constituem o perfil das pessoas vitimadas na Paraíba e traçam as características dos homicídios no estado. Podemos observar que de 2000 a 2010, numa série ininterrupta, ascendem em números absolutos e em taxas a incidência de homicídios em pessoas de cor da pele parda, com menos de 12 anos de escolaridade, de jovens entre 15 e 29 anos de idade, majoritariamente do sexo masculino”, assinala a estudante. “A relação entre nível de escolaridade e números absolutos de homicídios é alta. Então, quanto menos anos de escolaridade, maior a probabilidade de vitimização por homicídio”.
Em Bayeux, foram 244 pessoas assassinadas com menos de 12 anos de escolaridade entre 2000 e 2010 e apenas duas com mais de 12 anos de escolaridade. Em Cabedelo, as chances de uma pessoa ser vitimada com nível de escolaridade baixa também é bem maior. Foram 73 pessoas assassinadas durante a referida década, nenhuma delas com alta escolaridade.
Fonte: G1-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário