terça-feira, 1 de outubro de 2013

Na PB, Tráfico de drogas é responsável por 50% das prisões


De cada 10 detentas na Paraíba, cinco foram presas por envolvimento com drogas, segundo estatísticas do Ministério da Justiça (MJ). Das 574 mulheres que estavam atrás das grades até dezembro do ano passado, 307 foram enquadradas por crimes ligados a entorpecentes. O percentual é de 53,48%. Os dados são os mais recentes divulgados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

No entanto, nos últimos oito meses, essa realidade pode ter se agravado ainda mais. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, até agosto de 2013, a Paraíba já possuía 583 presidiárias (9 a mais em relação a dezembro de 2012). De acordo com o gerente executivo do Sistema Penitenciário, o tenente-coronel da Polícia Militar, Arnaldo Sobrinho, essas inclusões também foram causadas por drogas. Com isso, o índice sobe para 54,20%

“A incidência de prisões por causa de entorpecentes é altíssima e é a principal causa de prisão entre as mulheres. Já entre os homens, as principais causas da prisão são crimes contra a vida, contra o patrimônio e tráfico de drogas. Ainda há muitos presos provisórios que descumpriram as Leis Seca e Maria da Penha ”, observa.
Fonte: Jornal da Paraíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário