terça-feira, 24 de setembro de 2013

Aesa prevê volta das chuvas a partir de Dezembro na Paraíba; Confira!

Seca deve continuar no Sertão até dezembro; PB só tem 34% do volume de água que pode armazenar
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) ainda não consegue prever se o período chuvoso no Sertão, que começa a partir de janeiro, será bom. O que de certo existe é que até o fim do ano a seca promete continuar castigando milhares de paraibanos em 202 municípios em situação de emergência. O Estado está com apenas 34% do volume de água que é capaz de armazenar em 121 açudes, sendo que 53 deles estão com menos de 20% de água ou secos. 

Representantes do Governo do Estado se reuniram ontem para discutir a situação e planejar ações para minimizar os efeitos da estiagem, entre elas, está um projeto enviado ao Governo Federal para perfurar 1.850 poços artesianos, no Estado.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarch), João Azevêdo, contou que a reunião foi para definir ações de combate à seca, saber a situação das barragens e as perspectivas de chuvas. “Faremos agora reunião quinzenalmente. Vamos fazer um estudo aprofundando das barragens de Coremas, Mãe D’Água e Engenho Velho. Elas abastecem várias cidades e algumas estão com níveis baixos”, contou o secretário João Azevêdo. Além disso, uma das propostas de combate à seca é a ampliação da perfuração de poços. Um plano com 1.850 poços, sendo 900 perfurados e 950 recuperados, foi encaminhado ao Ministério da Integração Nacional. Este ano, a Seie já recuperou 480. Este ano, a Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM) perfurou 207 poços artesianos.

Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário