quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Governo do Estado inicia discussão com municípios sobre medidas de combate à Dengue na PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou na manhã desta terça-feira (24) uma série de capacitações com os municípios paraibanos para discutir as ações de caráter preventivo e educativo, como também a assistência hospitalar e controle vetorial da dengue, que deverão fazer parte no Plano de Contingência da doença para 2014. O evento foi aberto pela gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), com a participação de 35 municípios.

Durante a abertura, ela fez uma avaliação da situação epidemiológica da doença em todo do Estado e mostrou as ações que o Governo do Estado fez e vem fazendo para controlar a doença. “Sempre procuramos trabalhar em parceria com os municípios, pois acreditamos que quando há união de forças em prol de um objetivo comum os resultados são os melhores possíveis”, destacou Talita. Ela explicou que esses municípios que estão participando dessa capacitação nesta terça-feira já possuem os seus planos e o que está sendo feito agora é uma atualização do documento. Durante as capacitações, os municípios irão mostrar as suas potencialidades e fragilidades para, juntos, buscar uma solução para se resolver o problema com relação à dengue em todo o Estado.

O Plano de Contingência da Dengue é uma determinação do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo direcionar as ações para evitar a doença e combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. De acordo com Antônio Neto, do Núcleo de Fatores Biológicos da SES, o plano deve ser elaborado por uma equipe técnica e tem que contemplar ações de vigilância epidemiológica, combate ao vetor, assistência ao paciente, comunicação, mobilização da população e ações intersetoriais.
Fonte: Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário