Sete municípios da Paraíba já estão em colapso nos seus abastecimentos de água para consumo humano e outras 20 convivem com racionamento. Uma população estimada em quase 357 mil habitantes, nessas 25 cidades, enfrentam uma situação crítica no fornecimento de água tratada. De acordo com o levantamento da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), outros 15 municípios estão seriamente ameaçados devido ao baixo nível dos reservatórios.
Por conta da estiagem prolongada, na Paraíba ao todo são 26 localidades que enfrentam racionamento, sendo 20 cidades (Nova Palmeira, Barra de São Miguel, Areia, Umbuzeiro, Remígio, Esperança, Aroeiras, Gado Bravo, Belém, Caiçara, Logradouro, Alagoa Grande, Serraria, Arara, Teixeira, Casserengue, Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro e Araruna) e sete distritos (São Miguel, Lagoa do Mato, Cepilho, Novo Pedro Velho, Rua Nova, Cachoeirinha e Braga).
Outras 12 localidades estão em colapso, sendo sete cidades (Triunfo, São João do Rio do Peixe, Imaculada, Riachão, Tacima, Dona Inês e Nazarezinho) e cinco distritos (Barreiros, Logradouro, Damião, Cozinha e Gravatá). Devido ao baixo nível dos mananciais, se encontram em estado de alerta 15 cidades da Paraíba (Taperoá, Juru, Emas, Algodão de Jandaíra, Natuba, Montadas, Areial, Gurjão, Puxinanã, Jericó, Mato Grosso, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Lagoa e São José da Lagoa Tapada).
De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 19 reservatórios estão com situação extremamente crítica, com menos de 7% da capacidade total.
PortalCorreio
O CASO ESTAR FICANDO MUITO SERIO NO NORDESTE DO BRASIL, COM TANTA FALTA DE AGUÁ NAS CIDADES, COMO VOCÊ PODE VER AI, ESSA AI É A CIDADE DE TEIXEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA, AGORA O QUE FALTA PARA AMENIZAR COM TANTA FALTA DE AGUÁ NAS CIDADES DO NORDESTE, É OS GOVERNOS EM GERAL INVERTI EM POÇOS TUBULARES COMO JÁ É USADOS EM VARIAS CIDADES DO NORDESTE, POR EXEMPLO, A CIDADE DE FLORIANO PIAUI, JÁ TEM VÁRIOS BAIRROS DA ZONA URBANA E LOCALIDADES DA ZONA RURAL, QUE ESTÃO SENDO ABASTECIDOS POR POÇOS TUBULARES FEITO NOS BAIRROS E NAS LOCALIDADES, QUE ISTO SIRVA DE EXEMPLO PARA OS GOVERNANTES DE OUTRAS CIDADES E ESTADOS DO NORDESTE DO BRASIL, ISSO JÁ AMENIZA MUITO OS SOFRIMENTOS DOS NORDESTINOS COM TANTA FALTA DE AGUÁ NAS SUAS UMILDES CASAS, MAIS VAMOS ESPERAR QUE OS POLITICOS EM GERAL DO BRASIL, NÃO DEIXE A POPULAÇÃO NORDESTINA MORREREM DE SEDE E QUE TAMBEM NÃO VÃO TROCAR UM COPO DE AGUA POR VOTO.
ResponderExcluir