sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Safra de grãos cresce 414% e preços devem diminuir na Paraíba


A produção de grãos na Paraíba registrada entre agosto e setembro de 2013  foi 414% maior  do que a registrada em todo o ano de 2012 . O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou nesta quinta-feira (26) a terceira estimativa de safra agrícola do ano de 2013. No período, a safra foi de 60.895 toneladas.
Conforme os números do grupo de Coordenação das Estatísticas Agropecuárias (GCEA) do IBGE, durante todo o ano passado a safra de grãos foi de 11.843 toneladas. Apesar de uma produção bem superior, houve uma redução de 24, 3% da área plantada em comparação com 2012. “Esse aumento [naprodução] aconteceu porque no passado a seca foi muito forte. A produção no Sertão, por exemplo, foi praticamente zero”, explicou José Rinaldo de Sousa, que faz parte da coordenação do GCEA.

Rinaldo ressaltou que a estiagem continua forte, mas não tem afetado todo o estado. Isso favorece o cultivo em algumas regiões do estado. “Cerca de 97% dessa produção está localizada nas regiões do Litoral e do Agreste”, disse.
G1-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário