terça-feira, 17 de setembro de 2013

Governo do Estado promove capacitação para médicos estrangeiros sobre o SUS na Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, reúne durante toda essa semana os 13 médicos estrangeiros que vão trabalhar nos municípios paraibanos a partir do próximo dia 23. O encontro acontece no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH) e está sendo coordenado por técnicos da Atenção Básica. Dos 13 médicos estrangeiros que trabalharão na Paraíba, nove são cubanos; dois espanhóis, um uruguaio e um brasileiro formado em Cuba. 

De acordo com a técnica da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Gilvânia Alves Silva, durante essa semana os médicos receberão todas as informações sobre o funcionamento do sistema de saúde na Paraíba como também sobre o Plano Estadual de Saúde, que contém todas as diretrizes e ações do Governo a serem cumpridas. “Eles vão receber informações sobre Vigilância em Saúde, Sanitária e Ambiental, regulação dos serviços de saúde, enfim vão ter uma visão de como funciona a saúde em nosso Estado”, informou. 

O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, que abriu o evento, fez uma breve explanação sobre a rede de saúde do Estado. Ele disse que hoje a Atenção Básica cobre 94% dos municípios paraibanos por meio das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) onde os médicos vão atuar. E afirmou que o Estado tem hoje a maior cobertura hospitalar e gerencia 33 hospitais, sendo que 12 destes possuem mais de cem leitos cada um. 
Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário