O primeiro semestre do ano não foi nada animador para os pecuaristas na Paraíba. Isso porque o segmento fechou com retração tanto no abate bovino como na produção de leite, segundo dados divulgados ontem pela Pesquisa Estatística da Produção Pecuária, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A quantidade de leite produzido na Paraíba, destinado à indústria, registrou queda de 68,39%, quando comparados os primeiros seis meses de 2012 e 2013. No ano passado, foram produzidos 27,6 milhões de litros de leite no Estado, enquanto este ano o quantitativo foi de pouco mais de 8,7 milhões de litros.
Comparando o segundo trimestre do ano (abril a junho) com o mesmo período do ano passado, a Paraíba teve o pior desempenho do Nordeste, com queda de aproximadamente 25,3%, retraindo de 13,2 milhões litros de leite no segundo trimestre de 2012 para 9,9 milhões de litros no segundo trimestre deste ano.
Também tiveram desempenho negativo os Estados de Pernambuco (-21,7%), Rio Grande do Norte (-18,4%) e Alagoas (-3%). Neste cenário de quedas, o Nordeste fechou o segundo trimestre de 2013 com retração de 4,2% na venda de leite, com 270 milhões de litros. No mesmo período do ano passado foram mais de 280 milhões de litros.
Folha do Sertão/JornaldaParaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário