domingo, 29 de setembro de 2013

Expectativa de chuvas em Dezembro traz esperança à população sertaneja; Confira!

Chuvas podem ocorrer ainda no fim de Dezembro, diz Aesa.
Após dois anos de seca, as populações sertanejas tem esperança num novo período de chuvas.

De acordo com dados recente divulgados pela AESA (Agência Executiva de Gestão de Água da Paraíba) há uma forte expectativa para a ocorrência de chuvas a partir de Janeiro de 2014 no sertão do estado, o que pode acarretar no fim da seca na região. Segundo as mais recentes previsões, as chuvas podem ter início ainda no fim de Dezembro deste ano, podendo vir a se prolongar até Março. A agência ainda prevê a ocorrência de chuvas fortes neste período, suficiente para recuperar os reservatórios secos a quase dois anos.

Racionamento
Um dos maiores problemas causado pela seca é com certeza o abastecimento. Devido a estiagem prolongada, cerca de 90% dos reservatórios sertanejos estão em situação crítica ou alarmante, obrigando a população a recorrer ao racionamento.
O município de Teixeira é um desses exemplos. Sem ter um período de chuvas há cerca de dois anos, o município já secou três dos quatro reservatórios que o abastecem, estando o quarto em situação alarmante. Segundo previsões, o abastecimento regular de água em Teixeira só deve ser mantido até meados ou fins de Novembro. Com a previsão de chuvas apenas para o início de Janeiro, é provável que a cidade fique sem água por cerca de 1 mês;
A expectativa de novas chuvas para pôr fim à seca é uma fonte de esperança para milhões de sertanejos, que anseiam pelo fim desse período de crises e infortúnios.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário