quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Paraíba é o quarto estado do Nordeste e assassinatos de mulheres


A Paraíba é quarto Estado da Região Nordeste com maior incidência de morte violenta contra mulheres, com a média de 6,99 mortes a cada 100 mil pessoas do sexo feminino, superando os índices nacional (5,82) e regional (6,90) de casos de homicídios contra mulher.

Os dados fazem referência ao período entre 2009 e 2011, contidos no estudo ‘Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil - dados corrigidos sobre taxas de feminicídios e perfil das mortes de mulheres por violência no Brasil e nos Estados’, divulgado na manhã de ontem pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea).

Com relação aos Estados brasileiros, o estudo aponta a Paraíba em 8º lugar entre os mais violentos para mulheres, ficando atrás apenas do Espírito Santo (11,24), Bahia (9,08), Alagoas (8,84), Roraima (8,51), Pernambuco (7,81), Goiás (7,57) e Rondônia (7,42).

O estudo concluiu que “a magnitude dos feminicídios foi elevada em todas as regiões e unidades da federação no país e que o perfil dos óbitos é, em grande parte, compatível com situações relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher”, onde esses crimes são geralmente cometidos por homens, principalmente parceiros ou ex-parceiros.
Fonte: Jornal da Paraíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário