sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Medo de colapso faz teixeirenses construirem reservatórios de água em todo o município; Confira!

Medo de colapso no abastecimento faz população tomar providências.
O medo diante da possibilidade de um colapso no abastecimento de água do município de Teixeira tem feito a população local tomar diversas providência na última semana.

Segundo relatório mais recente divulgado pela AESA a cerca de três semanas, o nível de água no reservatório de Riacho de Moças, que abastece a cidade, é de 556,115 metro cúbicos, o que significa apenas 8,7% de sua capacidade total.
Segundo o critério da Aesa, quando o nível chega a 5% ele deixa a situação de "observação" (abaixo de 20%) e passa a ser considerado "Crítico", impossibilitando assim a continuidade do abastecimento.

Diante desta possibilidade alarmante, a população vem fazendo de tudo que está a seu alcance para evitar o problema: construção de tanques e cisternas, compra de caixas d`agua, acionamento de carros-pipa e carroças, racionamento rigoroso, etc.

"A gente tem que fazer o que dá, tem que tomar providência. Se o pior acontecer, é melhor estar preparado." disse um cidadão à nossa reportagem.

Estatisticamente, a possibilidade de um colapso não é nada remota. Atualmente, mesmo com racionamento, gasta-se aproximadamente 1,2% por mês para o abastecimento de dois municípios (Teixeira e Maturéia) o que, de acordo com os dados atuais, duraria no máximo até meados de Dezembro. A unica possibilidade de reversão desse quadro seria a ocorrência de chuvas fortes e contínuas na região, fato já não ocorre à cerca de dois anos.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário