quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Seca aumenta risco de colapso no abastecimento de água em todo o estado


Três açudes da Paraíba podem ficar abaixo do limite mínimo da capacidade até o primeiro semestre de 2014, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). O órgão apresentou na segunda-feira (23) um relatório com a análise da situação dos mananciais durante reunião que discutiu a situação da seca na Paraíba com outros órgão governamentais. Os açudes de Coremas, Mãe D'Água e Epitácio Pessoa (Boqueirão) estão sendo afetados pela falta de chuvas. Elas abastecem mais de 40 municípios.

As simulações  para mostrar a situação dos reservatórios da Paraíba foram apresentadas pelos técnicos da Aesa considerando a  hipótese de não ocorrer chuvas ou se houver com precipitações baixas nas regiões do Sertão e Cariri.

“A situação no litoral está tranquila, mas quanto mais adentramos para o interior da Paraíba, mais a situação fica complicada por conta dos baixos índices de chuva registrados neste ano. A região do Seridó é uma das mais atingidas, apesar de ser abastecida pelo sistema Coremas-Sabugi, o que não tem comprometido o abastecimento humano”, afirmou o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho.
Fonte: G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário